segunda-feira, 31 de março de 2008

quinta-feira, 27 de março de 2008

Abril - Mês de S. Jorge


No livro escutismo para rapazes, Baden Powell referiu-se aos Cavaleiros da Távola Redonda, à Lenda do Rei Artur e a São Jorge que era o seu santo protector.
B.P. disse:

"São Jorge é também o patrono de todos vós, escuteiros, em qualquer lado onde estiverdes. Por isso todos vos devereis saber a sua história, pois São Jorge é um exemplo sempre vivo do que um escuteiro deve ser. Quando ele enfrentava o perigo ou situações temerosas, quanto mais difíceis elas pudessem ser, mesmo na forma de um dragão – ele nunca as evitava ou tinha medo. Enfrentava-as sim, com todo fervor sem procurar descanso. É esta exatamente a forma com um escuteiro deve enfrentar uma dificuldade ou um perigo, não importando o quão grande e terrífico ele possa parecer. O escuteiro deverá enfrentá-lo com confiança, usando todas as suas forças possíveis e ultrapassando-se a si próprio. Provalvelmente terá sucesso”.

Dia 23 de Abril é dia de São Jorge e nesse dia , os escuteiros deverão lembrar-se da sua promessa e da lei de escuta. Não que um escuteiro a deva esquecer nos outros dias, mas o dia de São Jorge é um dia especial para reflectir sobre ela.

Pensa-se que São Jorge tenha nascido na Capadócia, Ásia Menor, e tenha vivido no tempo do Imperador Romano, Dioclétio (245-313 d.C.)- Filho de um homem que morreu pela Fé, fugiu com a mãe para a Palestina, onde se expôs à cultura romana. Tornou-se então um cavaleiro de elevado grau hierárquico na Legião Romana. Sob ordens do Imperador Romano, recusou-se a perseguir Cristãos, na região onde é hoje a Palestina, sendo por isso preso, torturado e decapitado a 23 de Abril de 303 d.C. Conta-se que ao ser torturado fez o sinal da cruz e todas as estátuas dos Deuses romanos caíram. A imperatriz Alexandra ao ver este milagre, decidiu converter-se sendo posteriormente morta pelo marido.

São Jorge foi canonizado em 494 d.C., pelo Papa Gelásio proclamando-o um daqueles cujo nome “será referido entre os Homens, mas cujos actos serão conhecidos apenas por Deus”.

A lenda de São Jorge é a lenda alegórica do Bem contra o Mal. O próprio nome vem do Grego e significa homem da Terra.

Conta que um dia o nobre cavaleiro São Jorge cavalgou para a cidade pagã de Silene onde é hoje a Líbia, para descobrir um povo atormentado por um dragão que se alimentava com um cidadão por dia. A próxima vítima seria Cleolinda, a filha do Rei. Mas São Jorge combateu o dragão com coragem moral e física, que um escuteiro deve tentar atingir, libertando o povo do seu opressor convertendo-o ao Cristianismo.

terça-feira, 25 de março de 2008

Uma curiosidade

Este ainda incipiente blog, já teve uma visita de Inglaterra! Será que foi do espírito de Baden Powell???

sábado, 8 de março de 2008

Inscrições abertas

Se já foste escuteiro do CNE, mas a tua vida não te permitiu continuar e gostarias de reviver esses momentos com os amigos da altura, junta-te a nós. Estamos a criar um novo Núcleo da Fraternidade Nuno Álvares, para juntarmos todos aqueles que embora já não pertencendo ao CNE, trazem dentro de si a chama escutista, e queiram partilhar connosco os bons momentos que lá passaram num ambiente de partilha, respeito para com o próximo e protecção da natureza.
Para pertencer à FNA só tens que:

-ter sido elemento do CNE e ter mais de 22 anos.
-espirito jovem.
-regeres-te segundo o ideal de Baden Powell
-pagar 15€ para inscrição nacional, cartão de filiação, cota de associado na Região de Braga, jornal oficial "Compasso".

As inscrições estão abertas até 4 de Abril 2008.
Próxima reúnião dia 4 de Abril 2008 pelas 21h na sede do CNE.


Qualquer esclarecimento adicional não hesites, contacta-nos fna.real@gmail.com

Ser associado

Direitos dos Associados

a) Usufruir das regalias que a FNA possa vir a proporcionar;
b) Participar nas actividades que a FNA organize;
c) Intervir e votar nas reuniões e conselhos, onde por direito próprio e de acordo com o presente
Regulamento o possa fazer;
d) Eleger e ser eleito ou nomeado, para os órgãos da FNA;
e) Recorrer de processo disciplinar por ordem hierárquica até ao Conselho Nacional;
f) Efectuar compras no DMF do CNE e suas delegações, mediante a apresentação do cartão de Associado da FNA, bem como no Espaço FNA;
g) Receber o Órgão Oficial;
h) Possuir o cartão de Associado, validado com a vinheta da quota do ano em curso, que o credencia como tal;
i) Usar o uniforme, distintivos e transportar as bandeiras.

Deveres dos Associados

a) Contribuir para o prestígio e expansão da FNA;
b) Participar activamente nas acções promovidas pela FNA;
c) Liquidar a quotização estabelecida anualmente pela Associação, a nível Nacional, Regional e de Núcleo;
d) Desempenhar da melhor forma, os cargos para os quais tenha sido eleito e as funções para que tenha sido nomeado.

QUEM SOMOS

A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) é uma Associação privada de fiéis, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que deixaram o activo naquela Associação.

Fins

A FNA tem por Fins:

estreitar os laços de AMIZADE que unem todos quantos militaram no activo do CNE, sendo elo de ligação de todos os que se mantenham fiéis à Lei e aos Princípios do Escutismo Católico;

constituir uma forte falange de APOIO ao CNE, na medida das possibilidades da Associação e de cada um dos seus Associados;

possibilitar a PARTICIPAÇÃO dos Associados em manifestações escutistas, desde que não haja inconveniente para a FNA e para o CNE;

permitir a partilha entre a EXPERIÊNCIA do passado e as realizações do presente, pelo desenvolvimento das relações entre os antigos e actuais Escuteiros no activo;

manter vivo, nos seus Associados, o Espírito Escutista, nomeadamente na vivência da FÉ e humanismo Cristão, na atitude de SERVIÇO voluntário ao próximo, nomeadamente na Paróquia, na partilha fraterna MUNDIAL, com os outros irmãos Escuteiros e Guias, e na protecção da NATUREZA.

Opção Católica

A FNA afirma-se como Movimento da Igreja Católica e está ciente da responsabilidade que lhe advém desse facto, nomeadamente enquanto Associação privada de fiéis.

Independência

A FNA é independente de qualquer ideologia política ou partidária e do poder constituído.